Portal de Entrada

Portal de Entrada
Bem Vindos ao Vale

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reciclando a vida!


18/10/2005 
Revi 
Reciclando a vida...
PROJETO REVI - RECICLANDO A VIDA Desde 2001, voluntários das mais diversas áreas sociais, profissionais e econômicas se unem para preservar o meio ambiente, recolhendo plásticos recicláveis usados e transformando sua venda em ajuda a três entidades beneficentes – um orfanato – Fundação Espírita Abel Gomes,  oHospital Olyntho Almada e um asilo – Lar São Francisco de Assis.
          Desde o final do ano passado, o Revi passou a ser uma associação comunitária, tomou forma jurídica e a responsabilidade da comunidade de Astolfo Dutra é cada vez maior. Afinal, aquele sonho de diminuir a quantidade de lixo jogado no rio , nas vias públicas e até mesmo no depósito da prefeitura se tornou realidade. Em 2002, foram coletados 7.942 kg de plásticos, em 2003, 10.202kg, em 2004 13,080kg e em 2005, espera-se bater mais um recorde.  Ainda é pouco em relação ao que o município produz e à necessidade das entidades beneficiadas com o trabalho, mas é bastante considerável a cifra de mais de R$4.000,00 doada, dinheiro que seria simplesmente jogado fora.
          Interessante perceber a importância de grande parte da população envolvida no projeto, o que garante o sucesso do empreendimento. Partiu-se de algumas pessoas mais preocupadas com o meio ambiente e de outras com uma visão mais filantrópica. Aos poucos,  foram se formando pontos de coletas com os mais diversos tipos de cidadãos.(Adentra-se aí a importância deste trabalho voluntário na vida de aposentados, crianças, jovens, deficientes físicos e muitos outros,  que ao ocupar o tempo com uma causa nobre, reciclam também sua própria vida.) Aos poucos, sim, mas com muito trabalho de conscientização, com peça de teatro, apresentação de murais, participação em feiras, venda de camisas, visitas às escolas e bairros, plantio de árvores, folhetos, encontros etc. Hoje são mais de cem representantes de pontos de coletas e boa parte da população já  guarda seu lixo de plástico reciclado para entregar na data previamente marcada em um calendário distribuído no princípio do ano.
          A partir de 2004, quando recebeu a doação de uma prensa da Petrobrás, o projeto passou a necessitar de um local apropriado para armazenar e prensar o material recolhido. Em plena política partidária acirrada na cidade, a já transformada em Associação Reciclando a Vida – Revi - conseguiu se manter livre do “bipartidarismo” que dividiu a população. Recebeu da prefeitura e foi aprovado por unanimidade no legislativo, um terreno nas ruínas na antiga Usina Açucareira Paraíso. Por duas vezes, dois mutirões de pedreiros já doaram seu trabalho para fechar o local, com material também doado pela comunidade. Aliás, duas palavras-chaves no Revi – doação e comunidade.
          Exatamente devido a esta palavra-chave que se conseguiu de empresas da cidade(vide entre parêntesis) a doação de uma geladeira(Bela Ischia) , um DVD(Linhares - Supermercado e Materiais de Construção), um fogão(Massas Portuense), uma antena parabólica(Lojas Cabibó e Quitanda do Zé) e um aquecedor de ambiente(Império dos Presentes) para bingo, que foi realizado na Praça Governador Valadares,no dia 16 de julho. O evento ainda teve a parceria com o Caramonãs Tênis Clube, que fez com que uma das provas de sua tradicional gincana da Semana Portuense fosse exatamente a venda dos bilhetes da campanha. Com o resultado desse trabalho, o Revi já começou a fazer as melhorias na sede e assim que forem apresentados os orçamentos efetuados, partirá para a cobertura do galpão. A natureza e as entidades beneficentes, com certeza,  vão  mais uma vez agradecer.
Silvana Linhares(jornalista–RPR 2652/10fl82v)
sildilin@uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário